As futuras gerações de mulheres e homens do campo hoje ainda brincam, jogam bola e dão os primeiros passos na escola. São, em grande parte, filhas e filhos de trabalhadores rurais que, um dia, seguirão os rumos da família e tocarão o desenvolvimento do agronegócio do país.
E não há lugar melhor do que a sala de aula para conscientizar os pequenos sobre a relevância da atividade rural para a sociedade e de como é importante produzir com sustentabilidade e respeitando a natureza, levando produtos de qualidade ao consumidor.
Pensando nisso, a Acero Agronegócios desenvolve, desde 2012, o programa Acero na Escola, em instituições de ensino públicas das cidades onde está presente. O programa proporciona, a alunos do 4º ano do ensino fundamental, uma verdadeira imersão lúdica no universo agrícola, com palestras, materiais didáticos e atividades variadas.
O Diretor Comercial da Acero, Edson Rabelo, conta que, além de conscientizar os futuros trabalhadores do agro, o programa tem impactado também quem atua hoje no campo.
Além de assimilar o conhecimento com rapidez, as crianças transmitem aos pais aquilo que aprenderam em nossas atividades e passam a exigir deles uma postura de respeito à natureza e ao meio ambiente. As crianças são capazes de mudar para melhor o dia a dia no campo hoje!
Prêmios para desenhos e redações
O programa é executado em parceria com as secretarias de educação dos municípios, que indicam as escolas a serem atendidas. As crianças assistem palestras e recebem material de apoio. Ao final, participam de um concurso de redação e desenho. Os vencedores são escolhidos por uma comissão formada por professores, profissionais e secretarias de educação. Veja a premiação:
- 1º Lugar – Bicicleta
- 2º Lugar – Mochila e Kit Escolar
- 3º Lugar – Mochila
- As escolas participantes ainda recebem um computador cada uma.
Os prêmios são entregues em uma confraternização ao fim do projeto, quando todas as crianças recebem lembranças do projeto.
Em 2023, o tema abordado é “Boas Práticas Agrícolas”. Participam duas instituições de Carmópolis de Minas-MG: a Escola Municipal José Flávio Batista, que funciona no povoado do Japão, e a Escola Municipal Márcia Regina Santos, do distrito de Bom Jardim das Pedras.
´Iniciativa louvável que forma cidadãos conscientes´
A diretora da Escola Municipal José Flávio Batista, Amanda Borges, conta que é gratificante observar o interesse e a curiosidade dos alunos em aprender mais sobre o tema.
A iniciativa é muito louvável. Através desse projeto, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a origem dos alimentos, a importância do cultivo responsável e da preservação ambiental. Além disso, ações como esta contribuem para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, que valorizam o meio ambiente e se preocupam com o futuro do planeta.
Ela também conta que o material disponibilizado pelo programa tem sido de grande ajuda para enriquecer as aulas e proporcionar uma experiência educativa mais completa e significativa.
Leila Rabelo, diretora da Escola Municipal Professora Márcia Regina Santos, faz coro com a colega e destaca a agricultura como caminho para sair da pobreza e realizar sonhos. Ela conta que a maioria dos alunos da instituição são filhas e filhos de trabalhadores rurais e devem seguir os rumos da família.
“não há lugar melhor do que a escola para conscientizar os alunos sobre a importância da atividade rural e de como é importante produzir com sustentabilidade e respeitando a natureza, levando produtos de qualidade ao consumidor.”
Todas as crianças de nove e dez anos das duas escolas participam das atividades neste ano. A confraternização de encerramento será realizada em 7 de julho, quando serão conhecidos os vencedores do concurso de desenho e redação.
Com o Acero na Escola, a Acero Agronegócios busca contribuir para a segurança e sustentabilidade nas atividades agrícolas, fazendo valer o seu propósito e os seus valores.
Leave a Reply