fbpx

SOJA: PRODUTOS E MANEJO CORRETOS PARA ENFRENTAR O VERANICO

SOJA: PRODUTOS E MANEJO CORRETOS PARA ENFRENTAR O VERANICO

O início de 2019 representou um desafio para os produtores de soja em boa parte de Minas Gerais. O extenso período de muito calor e sem chuva ameaçou a produtividade das culturas. Para os técnicos da Acero, o cenário também exigiu conhecimento. Afinal, seria necessário manter a boa produtividade nas lavouras dos clientes, compensando a adversidade do clima com um manejo eficiente.

Clécio Vieira de Menezes
Clécio Vieira de Menezes, supervisor técnico de vendas da Acero

O supervisor técnico de vendas da loja Acero Ceasa, Clécio Vieira de Menezes, explica que a falta de umidade afeta diretamente o desenvolvimento da planta. 

“No solo, os nutrientes são dissolvidos na água, e a raiz da planta absorve esse ‘suco’ nutritivo. Quando não há umidade, a planta não é capaz de absorver os nutrientes existentes no solo ou aplicados por meio de cobertura” 

Já o excesso de calor desidrata a planta, que perde umidade para o ar seco. Desidratado, mesmo que consiga absorver os nutrientes do solo, o vegetal terá dificuldades para fazer o carreamento dessa substâncias para as pontas de crescimento e para a flor, por exemplo. 

Em Baldim/MG, portfólio Bayer

Clécio Vieira de Menezes e Rafael Sousa Andrade, da equipe Acero, com Miguel Rodrigues, gerente da Fazenda Boa Vista
Clécio Vieira de Menezes e Rafael Sousa Andrade, da equipe Acero, com Miguel Rodrigues, gerente da Fazenda Boa Vista

No município de Baldim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o plantio de 240 hectares de soja na Fazenda Boa Vista passou por exatos 34 dias de veranico no início de 2019. Porém, graças ao uso de insumos adequados, o proprietário, Dr. Alysson Paulinelli, verificou bons resultados para a área de sequeiro: 66 sacas por hectare.

Para a lavoura, foi escolhido um portfólio completo de produtos Bayer:

Tratamento de sementes

  • Cropstar
  • Derosal Plus

Fungicidas

  • Fox (contra a ferrugem)
  • Sphere Max (contra DFCs)

Inseticida

  • Connect (contra percevejos)

O gerente da Fazenda Boa Vista, Miguel Rodrigues Neto, também destaca a formação das vagens e a qualidade da colheita.

“Vemos que todas as vagens estão com três grãos e que todas as plantas estão bem cheias, até em cima. Os grãos também são de muita qualidade, sem ardido, sem ferrugem, sem mancha púrpura”

BARTER

Além de toda a assistência técnica prestada pela equipe Acero, o gerente Miguel Rodrigues também destaca o sistema de barter, que permite pagar o custeio de toda a safra apenas após a colheita.

Conheça mais sobre Barter.

Assista como foi a visita da equipe Acero à Fazenda Boa Vista:

Galeria de imagens:

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.